martes, 19 de diciembre de 2006

Minha Primeira Experiência no Supermercado


Muitos dos meus amigos sabem o quanto eu detesto ir ao supermercado. Por isso adiei o máximo, mas não tem salário que agüente jantar em restaurante todos os dias.

Fui com disposição para encarar uma aventura e assim foi.

Na entrada descobri muitos chegando com sua própria sacola. Já entendi que haveria descontos para aqueles. Logo na 1a. seção compreendi a dimensão do que seria aquela aventura: não era possível entender uma única palavra de toda e qualquer coisa que havia ali. Algumas poucas fotos não indicava muita coisa, apenas se era comida ou não. Mas como uma nordestina persistente, comecei a ler para identificar qualquer palavra que me dessa, ao menos, uma dica. Fui em busca do radical da palavra ou similaridade com o inglês ou latim e nada. Aqui fala-se o holandes (eles chamam de Dutch) e a única comparação possível é com o alemão arcaico. Portanto se voce pensa que sabe alemão atual e conseguiria ler holandes, desista.

Nesse momento, minha aventura se delineava num cenário bastante simples porque eu precisava escolher alguma coisa apenas na sorte. Então, fiz:
-“Papai do céu mandou dizer que o escolhido é esse aqui !”

Andei por todas as seções para observar o colorido e ter uma noção de que tipo de produto se vende num supermercado. Aqui tem revistas, comidas, vinhos, frutas, legumes, muuuuiiiittttaaa cerveja, materal de limpeza, etc. Mas não há roupas, eletrodoméstico e tampouco a seção de produtos de uso pessoal é grande, apenas alguns poucos shampoos, sabonetes e pasta de dente.

Daí chegou a hora de entrar na fila do caixa. Me surpreendeu a velocidade, pois a fila era ligeiramente grande, no entanto não demorou chegar a minha vez. Curiosa como sou, comecei a observar como se fazia e, quando chegou a minha vez, entendi o segredo: o lugar no caixa para empacotar as compras é dividido em 2 partes, pois enquanto a pessoa da sua frente empacota suas próprias compras, a seguinte está pagando, mas já está com suas compras passadas e prontas para serem empacotadas e separadas do cliente anterior por um separador que distingue a quem pertence cada compra.

De qualquer forma, o importante é que as pessoas não perdem tempo na fila do supermercado. Aqui se faz as compras da mesma forma, mas na hora de passar no caixa o tempo é mais bem utilizado.