martes, 19 de diciembre de 2006

Bicicletas: um capítulo à parte na Holanda



Todos sabem que a Holanda é o país das bicicletas. Mas quando se vive aqui é que se compreende a dimensão disso: existem 2 bicicletas para cada habitante. Considerando que nessa estatística as crianças de colo e os idosos estão incluídos, siginifica que as pessoas tem + de 2 bicicletas cada.
Não importa a idade, o tipo de roupa, o tamanho da saia, o frio que esteja fazendo, a chuva que esteja caindo. Uma vez que se saiba andar sozinho, significa que as rodas da bike serão extensão das pernas.
No primeiro dia vi uma senhora que deveria ter seus 70 anos, no mínimo, e lá estava ela levando as compras do supermercado em sua bike rosa.
Ontem vi um rapaz sozinho montado numa bike e levando outra pela mão.
As saias aqui podem ser tão curtas que dá para ver a garganta e nem isso impede que se siga faceira em suas bikes de todas as cores.
Os exemplos acima eu vi, mas me contaram que as noivas também vão de bike para o seu casamento. Isso eu ainda não vi.
Nesse domingo fui à praia em Den Haag (Haia) e tive a oportunidade de me aventurar num passeio de bike para chegar até a praia. Digo que foi aventura porque nunca havia andado pelas ruas da cidade. Então tudo era novo: a bicicleta emprestada, as ruas da cidade, as regras de trânsito específicas para bike, a paisagem e o fato de que a bike era maior do que eu (não conseguia pôr o pé no chão). Também o freio que não era nas mãos e sim nos pés. Levei um tempo para me acostumar com isso e o aprendizado teve que ser on demand.
E lá fui eu ! E voltei, sã e salva. Mas com os fundos bem doídos ... vou levar uma semana para esquecer.